quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Caviar verde e amarelo

O casal de Chefs Emiliana e Emídio Carvalho, proprietários do Restaurante Tambaiá, Cozinha da Alma, localizado em Itapoá, no Hotel Baití Marina (www.baiti.com.br), destaca a Bottarga, na versão laminada, como um dos carros-chefes da casa.
A Bottarga é a ova de tainha, salgada e desidratada (no sol). Considerada o caviar brasileiro, a iguaria deve ser degustada em pequenas porções, devido ao seu sabor marcante e expressivo. Produzida a partir de tainhas pescadas no mar de Santa Catarina, entre os meses de junho e agosto, o peixe tem alto valor nutricional e suas ovas, de cor dourada, são ricas em Omega 3 e proteínas essenciais para o nosso organismo.


De acordo com o casal de Chefs, a sugestão de harmonização da Bottarga recai sobre os rótulos de vinhos verdes Varanda do Conde ou Dom Filipe. Mas, para quem prefere cerveja, a dica é combinar com a Eisenbahn Strong Golden Ale. A porção de Bottarga do Tambaiá serve de 2 a 4 pessoas e custa R$ 38,00. Já para quem quiser saborear a bottarga no contexto de prato principal pode pedir o Tagliolini com Camarão ao Limão e Bottarga. Aqui, a apresentação da bottarga é ralada e lembra uma poeirinha de ouro (R$ 46, prato individual).

Nenhum comentário:

Postar um comentário