quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Prêmio Bom Gourmet

Os pratos e os profissionais vencedores do Prêmio Bom Gourmet, realizado pela Gazeta do Povo, serão conhecidos hoje durante um grande evento, que contará com a participação do paulistano Rodrigo Oliveira, chef do Mocotó Restaurante e Cachaçaria e apontado como um dos 100 brasileiros mais influentes do ano pela Revista Época. E, no dia 15, a Gazeta do Povo traz uma edição especial do prêmio na revista Bom Gourmet. Trata-se de um verdadeiro guia de gastronomia, com um ótimo roteiro com todos os indicados.

Nesta edição foram eleitos os melhores nas seguintes modalidades: Sabor Popular (em que os internautas indicam os pratos que mais gostam na cidade), Sabor Especial (156 jurados votam nos pratos que mais gostam em várias categorias), Novos Talentos (uma disputa que envolve chefs recém-formados na escolas de gastronomia de Curitiba) e Chefs 5 Estrelas (em que um júri especializado vota nos chefs que mais se destacaram neste ano).


O Prêmio ficou ainda mais competitivo e abrangente. Nesta segunda edição o corpo do júri para escolher os melhores do Sabor Especial passou de 108 para 156 pessoas. A novidade também foi a inclusão de novas categorias: Melhor Carne, Melhor Asiático, Melhor Pão e Melhor Massa, em homenagem ao Ano da Itália no Brasil. Além dessas, permanecem as categorias: Couvert, Entrada, Prato Principal, Sobremesa, Pizza, Sanduíche, Adega, Café e Petisco.

Na categoria Sabor Popular, foi o público quem escolheu a iguaria vencedora, em votação pela internet. Mas para selecionar os dez competidores entre quase 500 pratos indicados pelos internautas, um tour gastronômico foi feito pelo júri, composto por Daniela Meira, nutricionista e produtora de culinária do programa Mais Você, da apresentadora Ana Maria Braga, Carlos Antunes, professor de História do Brasil da Universidade Federal do Paraná (UFPR); chef Lúcio Chrestenzen, do Senac; jornalista da Gazeta do Povo José Carlos Fernandes e a professora Maria Cecília Pilla, coordenadora do curso de História da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e doutora em História da Alimentação pela UFPR.

Chefs recém-formados nas escolas de gastronomia de Curitiba disputaram a modalidade Novos Talentos. A prova prática, realizada no dia 10 de agosto, teve sete candidatos, que a partir de um mesmo ingrediente principal tiveram de escolher os temperos e acompanhamentos para preparar um prato que foi avaliado pela banca de jurados formada pelos chefs Laurent Suaudeau, do Senac, Junior Durski, do Restaurante Durski e Daniela Prosdócimo Caldeira, da La Table Gastronomie, pelo crítico e enófilo Guilherme Rodrigues, pela jornalista Nádia Schiavinatto, autora do blog de Gastronomia da Gazeta do Povo e pela nutricionista e produtora de culinária do programa Mais Você Daniela Meira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário